Matemática Social – quando games transformam saberes

Um estúdio de games, dentro de uma escola pública, onde crianças e adolescentes produzem jogos, por meio do desenvolvimento do pensamento matemático. A construção do conhecimento de programação, robótica, e ainda assim a criação de possíveis soluções locais para a comunidade. A estrutura do saber contextualizado, do trabalho em grupo e principalmente a solução produzida em sala-de-aula. Uma matemática com aspectos sociais, em que fórmulas e números trazem resultados práticos e de transformações no cotidiano das pessoas.

O Projeto Mattics tem realizado isso, numa interação do que é produzido em nossas atividades está auxiliando no tratamento de idosos, acometidos com doença de Parkinson. Os jogos digitais dos alunos contribuem com pacientes assistidos no Hospital Dia do Idoso, em Anápolis. Tratamento que auxilia na recuperação de movimentos, mas que também trabalha na autoestima, por ser um diferencial também lúdico, não só como um pleno recurso médico, que potencializa ainda mais o tratamento. 

 

 

 

About Author

Related posts

Projeto Mattics no Massachusetts Institute of Technology / EUA

O Mattics foi um dos vencedores do PRÊMIO APRENDIZAGEM CRIATIVA/2017 Desafio Aprendizagem Criativa Brasil é uma iniciativa da Fundação Lemann e do MIT Media Lab que visa fomentar a implementação de soluções inovadoras – novas tecnologias, produtos e serviços – que ajudem a tornar a educação brasileira mais mão...

Read More

A Matemática por trás dos games

Diante do desafio do criar jogos digitais de forma colaborativa, a turma foi incentivada pelo professor Greiton Toledo a pensar e a expressar suas ideias matemáticas Compartilhar Salvar Por: Estudantes do projeto Matemática e games? Eis a questão! Cheios de orgulho, os alunos da EM Irmã Catarina apresentam sua...

Read More

Mattics descomplica o raciocínio matemático por meio de games

“Escola não é treinamento, escola é formação”, declarou Greiton Toledo de Azevedo ao falar sobre o Mattics, projeto que desenvolve com seus alunos na Escola Municipal Irmã Catarina Jardim Miranda, em Goiás. O professor defende que o modelo sistemático como a Matemática é ensinada nas escolas não é muito interessante para...

Read More

Give a Reply